logo_spaut44

 




home
empresa
clientes
indique
downloads
anunc ie
fale conosco
cadastre-se

 

editoraial

 



A Spaut.Com está no mercado há 38 anos, trabalhando exclusivamente na área de controle de registros de ponto de funcionários. Foram longos anos, de muito trabalho e dedicação, iniciados em 1978 com o Sr. Francisco Rodrigues Neto, meu pai e fundador da empresa, um homem que, apesar de não possuir na todos os conhecimentos necessários para enfrentar um novo mercado, uma nova etapa de sua vida, não teve, em nenhum momento, medo de dizer, sempre, sempre, que estava aprendendo. Aprendi muito com ele.

Em 1988, já sem a presença do sr. Francisco, agora em outro plano, iniciamos o nosso aprendizado, começando a conhecer o mercado, dirigir e tomar decisões que iriam atingir outras pessoas. Responsabilidades que, até então, não havia necessidade de assumir. A falta da orientação paterna fez uma diferença enorme. O mundo começava a mudar radicalmente e as palavras microcomputador, informática, softwares, apesar de serem pouco pronunciadas no Brasil, começavam a participar das conversas e atitudes nas empresas. Sinais de que aquele mundo que conhecíamos até então sofreria mudanças significativas. E foi o que aconteceu.

A partir de 1980, tivemos o nosso primeiro contato com o mundo dos relógios eletrônicos, através dos relógios da Dimep e Rod-Bel, que agora passavam a funcionar à pilha, abandonando os famosos RELÓGIOS DE PONTO TRADICIONAIS, movidos à corda. Começamos a utiilizar a eletrônica nos relógios, trazendo uma série de mudanças importantes no setor. Depois, em 1991 apareceram no mercado os primeiros RELÓGIOS INFORMATIZADOS. Tudo o que sabíamos até então, virou sucata. Os relógios informatizados comunicavam-se diretamente com o micro do Departamento Pessoal da empresa e, dali, diretamente para a Folha de Pagamentos. Para nós, trabalhadores de relógios mecânicos foi um duro golpe. Perdemos maciçamente nossos clientes.

O mundo mudou radicalmente. A palavra chave era: SOFTWARE.

Através de uma parceria com a X.P.T.O. iniciamos a venda e comercialização de relógios informatizados, fabricados por eles. Aprendemos muito com essa união. Eles nos ensinaram os primeiros caminhos desse novo nincho, nos ensinaram como abrir as portas do mercado e participar dele. Desde a sua diretoria, até os funcionários mais humildes da empresa tinham uma nova visão do mundo, e essa atitude deles muito nos influenciou e ajudou a conquistar o nosso espaço.

Mas, queríamos algo nosso!. Fruto do nosso trabalho!

Um dia, participando de um jantar aqui em Goiânia, junto com outros representantes da X.P.T.O., na calçada do restaurante Batatinha, na avenida Castelo Branco, às 20:00 da noite de 02 de agosto de 1990, nasceu a idéia de criar o nosso próprio Software para gerenciar os relógios informatizados. Os softwares que usávamos eram complicados, cheios de configurações e detalhes técnicos que tornava a tarefa de ensinar ao usuário final como usar aquela ferramenta algo dificil. Ninguém sabia nada de informática e configurar daquela maneira fazia a vida ficar mais difícil. Em outra palavras, era, quase que preciso "sangrar" o micro para tirar um relatório, além de ser preciso ser um "expert" para manuseá-lo. Isso numa época que em alguns locais, a palavra informatica era totalmente desconhecida.

Nos primeiros meses, depois que fizemos a nossa primeira versão, chegamos imaginar que tudo estava finalizado, que o sistema estasva pronto, prontíssimo! Mas estávamos muito longe daquele final desejado. Levamos o software para o pessoal da X.P.T.O. analisar. Nós pensávamos que tínhamos feito o melhor programa do mundo!

A supervisora nacional da X.P.T.O., a Yuri, pessoa com quem tínhamos maior contato e que sempre demonstrou um profissionalismo competente, atual e dinâmico, tinha por todos nós uma amizade da qual muito nos orgulhávamos. Ela nos orientou e mostrou que o caminho estava apenas iniciando. Ainda faltava muitas ferramentas a serem incluídas; novas opções; ajustes a fazer para que o sistema se tornasse realmente, confiável e preciso.

Foram, pelo menos, 05 anos de trabalho duro consertanto erros descobertos com a ajuda dos nossos clientes, até termos o primeiro SOFTWARE SPAUT RELÓGIO CLIPPER, funcionamento redondo. Um software RELÓGIO que era capaz de gerenciar até 98 relógios ao mesmo tempo, acionando sirenes e campanhias por programação, permitindo que cada relógio individualmente efetuasse os registros com fidelidade e segurança.

Muitos programadores nos ajudaram na criação do sistema. Sem eles nada disso seria possível. O Sergio Ricardo , o criador do primeiro esqueleto Spaut Clipper , o Valter Govani , o Luíz Marcílio , o João Roberto , o Daniel . o Marcelinho , até chegarmos ao Hewerson Gomes "o papa" do Clipper, que matou todos os problemas. Fez do nosso sistema um dos melhores do mercado na época antes Windows. O nosso muito obrigado a todos eles.

Depois, enfrentando novos desafios e novas fronteiras, iniciamos a primeira versão Delphi do Spaut em 1998 com o programador senior André Luciano, que retornou novamente em 2001 para alguns ajustes. O André era, já naquela época, um programador com uma capacidade muito acima do pessoal do mercado. Foi ele quem fez, depois de muita "discursão" comigo, brigando aqui, cedendo ali, a primeira "cara" do SPAUT DELPHI. Nascia assim, os primeiros "parafusos" das telas que mantemos até hoje. Era o RELÓGIO DIGITAL SPAUT, com centenas de recursos superiores ao Relógio Clipper. Uma sistema que demorou mais 5 anos para chegar ao fim.

Em 2003 iniciamos uma nova fase, com novas ferramentas, novas aplicações onde, além de outros programadores espetaculares, vieram o Diogo Pereira Veloso, o Thiago Sabino e o Wesley Oliveira Venâncio, que conseguiram reestruturar o NOVO SPAUT. O Wesley O. Venâncio, depois de 5 anos fora de Goiânia, voltou em 2013, mais preparado, mais evoluido tecnicamente como programador, e voltou a integrar o nosso time Eles foram os responsáveis pela nova face do Spaut.

Logo em seguida, depois de 2007/8, para dinamizar ainda mais a nova versão Delphi, apareceu o elemento fundamental, o "Mago do Delphi", o André Luiz da Silva que retirou os erros e os lixos que haviam ficado acumulados no sistema ao longo dos anos. Melhorou a sua performance, tornando mais ágil e seguro. Pensávamos, enfim, que estava pronto o nosso produto, mas não estava. Mudanças na área trabalhista, impostas pelo MTE, modificou tudo e alterou tudo.

Estamos desde 2009 numa luta sem tréguas para sobreviver os novos tempos. Nessa época apareceu na nossa empresa, pela primeira vez,o Waldeci Machado Silveira Júnior, um jovem de mente rápida e capacidade de programação fora do comum que nos ajudou a incrementar novas funções, por causa da Portaria 1.510 e ainda restruturou o sistema em várias áreas, dando agilidade, segurança e respostas às necessidades dos nossos clientes. Saiu da empresa mas retornou em 2014, nos colocando, mais uma vez, à frente dos nossos concorrentes. Somos hoje uma empresa destinada a atender qualquer tipo de seguimento de empresas, com numeros de usuários sem limites, ligando filiais e matrizes, com segurança e sem fraudes na captura dos registros, graças ao trabalho dele. Somos mais que gratos a todos eles, somos amigos.

Chegou Agôsto de 2009 e o ministério do trabalho publicou a Portaria 1.510 que modificou radicalmente o relacionamento entre patrões e empregados. Com ela não existe meio termo, é taxativa, arbitrária e tem poderes de lei. Iniciamos uma travessia turbulenta no ano de 2010 por causa dessa portaria. Ela nos obrigou, praticamente, refazer todo o nosso software para atender as suas determinações. Mas, como sempre, temos uma proteção Divina, especial, que nunca faltou, que nos ajudou atravessar essa tempestade, como se ela fosse uma simples garôa.

A todo este pessoal que "ralou" conosco esses anos, nos ajudando e emprestando as suas "cucas" para o sistema ser o que é hoje, o nosso maior agradecimento. Sem eles, não estaríamos aqui. Hoje o Spaut é um sistema do time do primeiro mundo.

Pois é, meus amigos, este é apenas um "pedacinho" da história do SPAUT, que, por causa do nome, muitos pensam que somos de outro país. Mas não temos nada de estrangeiro. Tudo é genuinamente brasileiro. Um sistema que um dia, fim de tarde de 1990, depois que foi feito o primeiro esqueleto do sistema em Clipper, o Sergio Ricardo, o primeiro programador do Spaut, sempre econômico nas palavras, num dos raros momentos em que falou mais de três palavras seguidas, disse:

--- Que nome vamos dar ao programa, Valdir? - perguntou, olhando sério para mim.

Pensei um pouco e respondi:

--- Não é um sistema automático?

--- Sim - respondeu, ele, taciturno.

--- Então será Sistema de Ponto Automático!

--- "Spaut!"? - perguntou, o mestre.

--- Sim. Spaut! Esse é um bom nome!

Estava batizado o nosso sistema. Foi assim mesmo que nasceu o nosso Spaut, que em agôsto de 2016, completará 26 anos, virou "produto para o mundo", emancipado!.

O resto, é outra história. História dos amigos e clientes que nos ajudaram a criá-lo. Mas, estas, contarei outro dia.

 

QUE VENHA 2017, 2018, .2019.....ESTAMOS PRONTOS!
a luta continua...

 

A Spaut agradece a confiança

e coloca toda a sua equipe

à sua disposição!



fale_spaut2016